terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coelophysis

Este animal era construído para a rapidez e agilidade. Os ossos dos membros eram quase ocos, o que lhe reduzia o peso e era uma vantagem para um animal que dependia da velocidade para capturar as presas.
As pequenas patas anteriores deviam servir para agarrar e segurar a comida. Talvez vivesse e caçasse em grupos.

A velocidade e a agilidade eram duas capacidades indispensáveis aos carnívoros. Sem elas, as esperanças de sobrevivência seriam bastantes fracas. Deviam poder correr tão depressa como as presas que se alimentavam.
Dois Coelophysis, num museu do Canadá.

Os carnívoros precisavam de manter o equilíbrio mesmo quando faziam viragens repentinas a grande velocidade..
O Coelophysis é um dinossauro que apesar de muito maior, na cultura popular pode ser confundido com um Compsognathus. O Coelophysis foi um dos primeiros dinossauros a aparecerem e há cientistas que acreditam que o Coelophysis foi o primeiro dinossauro carnívoro a aparecer.

O Coelophysis aparece em vários documentários, sendo o mais conhecido, o documentário Walking With Dinosaurs, produzido em 1999 pela NBC, onde aparece no capítulo "Walking With Dinosaurs: New Blood" (Sangue Novo), como sendo um dinossauro que atacava Placerias - Placerias são antepassados de dinossauros - e além disso, em tempos de seca, no documentário aparece que os Coelophysis podiam apelar para o canibalismo, caso fosse preciso. Também no documentário, pode-se observar que, os Coelophysis eram oportunos, tendo no documentário matado uma fêmea ferida de Postosuchus - facto também conhecido, pois todos os dinossauros carnívoros eram, sem dúvida, oportunos.
O Coelophysis era muito leve, pelo que o seu nome significa "forma oca" - o dinossauro pesava cerca de 28 quilos. Paleontólogos, um dia, encontraram fósseis de Coelophysis bem diferentes: um indicava que o dinossauro era robusto, outro indicava que era esbelto. Os paleontólogos pensavam que se tratavam de espécies diferentes de Coelophysis, só mais tarde é que se conseguiu dizer que eram macho e fêmea da mesma e única espécie que existe até agora descoberta: Coelophysis bauri.
Como na altura a erva não existia, e durante o Triásico - primeira era dos dinossauros, onde os primeiros dinossauros viveram juntos com muitos antepassados de dinossauros - a terra era quase toda desértica, os Coelophysis viveram provavelmente, em planícies desertas, ou em desertos.






Ficha técnica:

Nome: Coelophysis
Data: -220 milhões de anos (Triásico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 3 metros
Dieta: Carne
Habitat: Planícies

Sem comentários:

Enviar um comentário