segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Parasaurolophus

O Parasaurolophus foi um dos hadrossauros mais notáveis. Tinha a cabeça ornamentada com uma longa crista de paredes finas, que media 1,8 metros. Era um tubo oco com complexas condutas nasais ligadas à garganta.
O animal soprava nessa sua trompa e emitia sons tonitruante. A crista repousava numa espécie de encaixe sobre o dorso quando a cabeça era puxada para trás.

Os hadrossauros possuíam um esquema dentário muito especial: tinham 1600 dentes, que formavam uma espécie de placa abrasiva. Não havia espaço entre eles e estavam organizados em grupos de três. A fileira de dentes suplementares existentes nas gengivas destinavam-se a substituir os que caíam. Os jovens tinham menos dentes do que os adultos.


File:Human-parasaurolophus size comparison2.png





A característica mais interessante desse dinossauro era a sua crista comprida voltada para a parte de trás da cabeça, partindo do nariz, segundo alguns cientistas essa crista era usada para emitir sons, provavelmente quando era necessário alertar o bando de que havia predadores por perto. Além disso o macho tinha uma crista maior do que a da fêmea, talvez para a atrair. O nome Parasaurolophus significa "lagarto com cristas paralelas".

O Parasaurolophus apareceu no final do período Cretácico tendo persistido até à extinção em massa dos dinossauros. 
Quanto a filmes e jogos, o Parasaurolophus aparece em Jurassic Park I, durante uma cena de correria e em Jurassic Park:The Lost World, sendo caçado (ao lado uma imagem da cena). Aparece também em alguns documentários e aparece também no jogo Jurassic Park: Operation Genesis e muitos outros jogos.


Nesta espécie havia dimorfismo sexual, sendo que no sexo masculino as cristas eram maiores, e no feminino e enquanto eram juvenis as cristas eram mais pequenas. Haviam 3 espécies de Parasaurolophus: walkeri, tubicen, cyrtocristatus.


Dimorfismo sexual

Parasaurolophus sendo caçado


Ficha técnica:


Nome: Parasaurolophus
Data: -75 milhões de anos (Cretácico)
Jazidas de fósseis: América do Norte
Comprimento: 10 metros
Dieta: Plantas
Habitat: Florestas abertas

Sem comentários:

Enviar um comentário