sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sordes



Летающий ящер Sordes pilosus обитал на территории Казахстана 150 млн лет назад. Рисунок Джона СиббикаO nome completo deste pterossauro é Sordes pilosus "demónio peludo". Os primeiros espécimes descobertos nos anos de 1960 eram esqueletos quase completos com impressões das partes macias do corpo, incluindo uma pelagem espessa sobre a cabeça e o corpo, e mais fina nas asas (ausente na cauda). O Sordes era um pequeno Rhamphorhynchoidea com asas largas e curtas. Entre as patas posteriores tinha uma membrana de pele suplementar que englobava os tornozelos mas deixava a cauda livre e móvel. Devia dobrar os longos ossos do quarto dedo, tal como os outros pterossauros, sempre que encontrava o solo. Nessa situação, a membrana alar elástica e extensível contraiá-se numa fina tira.




A crer na concepção da bacia e das patas, a maior parte dos pterossauros passava muito pouco tempo em terra. O animal repousava nas árvores ou em falésias, suspenso pelos dedos em gancho ou pelas unhas. Para voar propulsionava-se com as patas anteriores e posteriores, e virava-se para se afastar do seu pouso. A seguir abria as asas para deter a queda e começava a batê-las. Viveu no fim do Jurássico.

O primeiro achado de Sordes data de 1971. Este pterossauro foi descoberto por Sharov. Este pterossauro (não é um dinossauro, bom lembrar) foi denominado Sordes depois de em 1971 ter sido descoberto um esqueleto quase completo, mas fragmentado, ou seja, partido em várias partes. Em 2003 foram descobertos mais seis exemplares desta espécie. O seu crânio media 8 cm de comprimento. Alexander Kellner e Lu Junchang, duas pessoas que percebem do assunto dizem que após os achados de 2003, depois dos 6 esqueletos bem analisados, o Sordes não era um Rhamphorhyncoidea, ideia que não foi aceite pelos cientistas.

Ficha técnica:

Nome: Sordes
Data: -150 milhões de anos (Jurássico)
Jazidas de fósseis: Ásia (Casaquistão)
Envergadura: 60 cm de comprimento
Dieta: Insectos
Habitat: Florestas abertas

Sem comentários:

Enviar um comentário