segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Titanosaurus

Titanosaurus colbertiEm 1871, em Jabalpur, na Índia, foi dscoberta parte de um gigantesco fémur com 1,17 m de comprimento. O osso foi correctamente identificado como sendo de um dinossauro, mas foi impossível atribuí-lo a uma das espécies já conhecidas na época. Depois foram exumadas algumas espessas vértebras caudais na mesma região e os cientistas puderam concluir que se tratava de um novo tipo de dinossauro.

Em 1877, o geólogo inglês Richard Lydekker (1849-1915) atribuiu o nome de Titanosaurus indicus "lagarto titânico da Índia", ao novo dinossauro encontrado na Índia. Fora a primeira grande descoberta no hemisfério Sul. Lydekker chamou-lhe Titanosaurus referindo-se aos poderosos Titãs da mitologia grega, seres com uma força e poder excepcionais, por se tratar do maior dinossauro conhecido na época.

O Titanosaurus parecia-se com o Diplodocus. Tinha um longo pescoço e uma comprida cauda com a extremidade fina como um chicote. A pele estava coberta por placas couraçadas, tal como a dos outros titanossauros.
É provável que o Titanosaurus vivesse em grupos que se deslocavam constantemente, com uma mistura de animais novos e velhos.

O Titanosaurus era herbívoro e devia comer a vegetação clássica do fim do Cretácico. As plantas com flores, do tipo das magnólias e viburnum, tinham substituído as espécies antigas como fetos e cavalinhas e dominavam a vegetação baixa. As ervas ainda não existiam. Os castanheiros, aceres, nogueiras e faias cresciam ao lado das coníferas e das cicadáceas predominantes. O Titanosaurus tal como os outros herbívoros gigantes, tinha pedras no estômago (gastrólitos) que transformavam os alimentos numa polpa mais digerível.




Os predadores rondavam os Titanosaurus em todo o lado. O seu enorme tamanho constituía a melhor defesa porque a força de um golpe da cauda ou de uma  pata bastava para liquidar um agressor, o que incitava este a atacar as presas mais fáceis, como os jovens, os velhos ou os enfermos. Haviam 5 espécies deste dinossauro: indicus, araukanikus, australis, blanfordi (?) e, havia um género, Titanosaurus colberti que agora já foi descrito como outra espécie. Agora o género Titanosaurus colberti passou a ser descrito como Isisaurus colberti, ou seja, um outro dinossauro. Os cientistas decidiram colocar o T. colberti numa espécie à parte porque tinha "short, vertically-directed neck and long forearms" - ou seja, um pescoço mais curto e direccionado verticalmente, e uns antebraços longos. Foram encontrados também alguns ovos fossilizados deste dinossauro.
A subclasse dos titanossauros, inserida dentro da classe dos saurópodes é a classe que alberga os últimos saurópodes antes da extinção dos dinossauros, onde está inserido, como já deu para ver, o Titanosaurus.
titanosaurus
Ovo de Titanosaurus fossilizado


Titanosaurus colberti


Os achados de Titanosaurus são muito limitados, e, até agora, ninguém achou o crânio deste dinossauro - sendo por isso, um dinossauro que alguns cientistas acreditam ser um género de Diplodocus.

Ficha técnica:

Nome: Titanosaurus
Data: -70 milhões de anos (Cretácico)
Jazidas de fósseis: África e Ásia
Comprimento: 20 metros
Dieta: Vegetais
Habitat: Florestas pouco densas

Sem comentários:

Enviar um comentário